Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1989 - 2003 (Produção)
Nível de descrição
Dossiê
Dimensão e suporte
06 caixas de arquivo
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Dossiê: Banco do Brasil
Correspondência recebida dos órgãos representativos de funcionários do Banco do Brasil.
Período: 1989, 1992-2000, 2002-2003.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Na subsérie Correspondência da Secretaria do Sindicato, encontra-se o Dossiê Banco do Brasil formado pela correspondência recebida de diferentes órgãos representativos de funcionários do Banco do Brasil. O Banco do Brasil foi instituído pelo alvará de 12 de outubro de 1808, sendo também o banco tradicional mais antigo do país. É um dos cinco bancos estatais do governo brasileiro, que conta com participação em 50% das ações.
Órgão representativos:
Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil - CEEB, criada em 1976, é um órgão de representação dos trabalhadores do Banco do Brasil, que tem como objetivo defender seus interesses e negociar com a direção do banco. A CEBB atua em diversos aspectos, como negociações salariais, defesa de direitos dos bancários e promoção de melhorias nas condições de trabalho.
Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil - ANABB foi fundada em 20 de fevereiro de 1986, com o objetivo de defender os direitos dos funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil. Inicialmente, a ANABB surgiu para ocupar um espaço vazio na representação política do funcionalismo, buscando fortalecer o Banco do Brasil e seus funcionários. Com o passar dos anos, a ANABB se tornou a maior associação de funcionários de uma mesma empresa na América Latina, com mais de 80 mil associados e seus familiares.
Para acessar a ANABB acessar o link:
https://www3.anabb.org.br/home
GAREF - Gabinete de Representação do Funcionalismo, organizado no final dos anos 1980, extinto em 2002.
Em 2008, o Poder Executivo apresentou um projeto de lei que tratava da participação dos empregados nos Conselhos de Administração das empresas da União. O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal durante o ano de 2010. Em 30 de dezembro do mesmo ano, a Lei 12.353 foi sancionada, criando-se a figura do Conselheiro de Administração Representante dos Funcionários do Banco do Brasil - CAREF, com a primeira eleição sendo realizada em 2013. Entre as atribuições do Conselheiro de Administração - Representante dos Funcionários do Banco do Brasil, está a de fiscalizar a execução da política geral de negócios e serviços do BB.