Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1989 - 2003 (Creation)
Level of description
Dossiê
Extent and medium
06 caixas de arquivo
Context area
Name of creator
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Dossiê: Banco do Brasil
Correspondência recebida dos órgãos representativos de funcionários do Banco do Brasil.
Período: 1989, 1992-2000, 2002-2003.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Na subsérie Correspondência da Secretaria do Sindicato, encontra-se o Dossiê Banco do Brasil formado pela correspondência recebida de diferentes órgãos representativos de funcionários do Banco do Brasil. O Banco do Brasil foi instituído pelo alvará de 12 de outubro de 1808, sendo também o banco tradicional mais antigo do país. É um dos cinco bancos estatais do governo brasileiro, que conta com participação em 50% das ações.
Órgão representativos:
Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil - CEEB, criada em 1976, é um órgão de representação dos trabalhadores do Banco do Brasil, que tem como objetivo defender seus interesses e negociar com a direção do banco. A CEBB atua em diversos aspectos, como negociações salariais, defesa de direitos dos bancários e promoção de melhorias nas condições de trabalho.
Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil - ANABB foi fundada em 20 de fevereiro de 1986, com o objetivo de defender os direitos dos funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil. Inicialmente, a ANABB surgiu para ocupar um espaço vazio na representação política do funcionalismo, buscando fortalecer o Banco do Brasil e seus funcionários. Com o passar dos anos, a ANABB se tornou a maior associação de funcionários de uma mesma empresa na América Latina, com mais de 80 mil associados e seus familiares.
Para acessar a ANABB acessar o link:
https://www3.anabb.org.br/home
GAREF - Gabinete de Representação do Funcionalismo, organizado no final dos anos 1980, extinto em 2002.
Em 2008, o Poder Executivo apresentou um projeto de lei que tratava da participação dos empregados nos Conselhos de Administração das empresas da União. O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal durante o ano de 2010. Em 30 de dezembro do mesmo ano, a Lei 12.353 foi sancionada, criando-se a figura do Conselheiro de Administração Representante dos Funcionários do Banco do Brasil - CAREF, com a primeira eleição sendo realizada em 2013. Entre as atribuições do Conselheiro de Administração - Representante dos Funcionários do Banco do Brasil, está a de fiscalizar a execução da política geral de negócios e serviços do BB.